quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Para entender... Filosofia Moderna

A Filosofia Moderna tem esse nome porque buscou no "novo", na modernidade, a solução para superar de uma vez por todas as marcas do ceticismo deixadas pelos longo anos medievais. Influenciada pelo Grande Racionalismo Clássico, privilegiou as verdades factíveis da razão.

Descartes
Surgiu entre os séculos XVII e XVIII, época marcada pelo absolutismo, pelo desenvolvimento da literatura francesa, pelo aparecimento do estilo Barroco e pela fundação da física moderna.

As principais mudanças filosóficas se referem às mudanças teóricas do pensamento, para: 1) O homem como sujeito do conhecimento; 2) A representação intelectual das coisas exteriores como forma de estudo do objeto do conhecimento; e 3) As noções do sistema de causas e efeitos estabelecidos por Galileu, que deu origem a várias ramificações do pensamento moderno.

Seus principais representantes foram Francis Bacon, Descartes, Galileu,
Pascal, Hobbes, Espinosa, Leibniz, Malembranche, Loke, Berkley, Newton e Gassedi.

A grande contribuição filosófica desse período foi a racionalização dos ideais tecnológicos, humanos e políticos, e o reconhecimento da capacidade humana de absorver conhecimento a respeito de si mesmo e das coisas que o cercam.

Um comentário: