quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Para entender... Filosofia Patrística

A filosofia Patrística nasceu entre os primeiros sete séculos depois de Cristo, no período da Idade Média, quando a igreja era detentora de poderes políticos e coercivos na sociedade. Aconteceu qe, o grande império Romano foi conquistado pelos bárbaros europeus e então surgiram os desafio gerados pelo conflito entre a religião do Império Bizantino e a famigerada fliosofica greco-romana. Sendo assim, o principal objetivo da filosofia Patrística era encontrar um concílio entre a fé e a razão.

Santo Agostinho
Ela tem esse nome porque os seus principais pensadores eram os chamados "pais da igreja", dentre os quais destacam-se Justino, Tertualiano, Atenágonas, Orígenes, Clemente, Eusébio, Santo Ambrósio, São Gregório Nazianzo, São João Crisóstomo, Isido de Servilha, Santo Agostinho, Beda e Boécio.

Para atingir seu difícil objetivo, o pensamento patrístico levou ao conhecimento das pessoas os conceitos de criação do mundo, concepção do pecado, apocalipse, consciência moral, livre arbítrio, etc. Se apegavam na necessidade de defender a fé cristã perante os pagão e converte-los.

O principal ideal deixado para a filosofia foi a criação do conceito de dogma, uma verdade inquestionável irrefutável, para defender os princípios cristãos, sequenciando na separação das idéias divinas - a fé - e do conhecimento humano - a razão. Assim, cada assunto seria tratado devidamente no âmbito de sua natureza, fosse ela física ou espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário