quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Estudando TGA - O papel do administrador

O administrador tem um papel complexo, de características funcionais e culturais dentro das organizações, e esse tipo de abordagem será devidamente analisado mais adiante. De início, precisamos saber identificar as habilidades e competências básicas de um bom administrador.

Habilidades

As habilidades do líder foram divididas, para efeitos didáticos, em três, que se aplicam com mais e menos intensidade de acordo com os parâmetros estruturais da empresa, conforme a figura:



As habilidades conceituais são mais exigidas no nível da cúpula administrativa, e possibiitam ao administrador a abstração de ideias, para fixar metas, estabelecer conceitos e antever situações. É a habilidade necessária para enxergar o "todo" da empresa, e compara-se a um passeio de helicóptero, onde se pode ver toda a cidade, e observar aspectos antes não percebidos. Por outro lado, assim como do helicóptero fica mais difícil enxergar detalhes, as habiidades mais técnicas, referentes às peculiaridades da organização, são menos exigidas.

As habilidades humanas são requeridas na administração da alta cúpula, mas não com tanta intensidade quanto no nível intermediário da hierarquia da empresa. Cabe aos profissionais aí alocados, ser um canal de comunicação entre os níveis conceitual e operacional, realizando um difícil e complexo trabalho de intermediação. Por isso, as habilidades humanas são tão importantes, pois elas possibilitam a cooperação e a comunicação, entre outras ações, para se alcançar o bem comum.

As habilidades técnicas são mais exigidas no nível operacional da empresa, e constitui metodologias de trabalho e aplicação mais específica à produção do bem ou à prestação dos serviços oferecidos pela empresa. Na verdade, as habilidades técnicas são a base de operação de toda organização.

Competências

Conhecimento - know-how, saber. É a competência básica, a teorização objetivando sedimentar os próximos passos.

Perspectiva - saber fazer, ou seja, saber aplicar o conhecimento à situação que se apresenta.

Atitude - saber fazer acontecer, proatividade, empreendedorismo, liderança e comunicação. é considerada por Chiavenato a competência mais importante para um administrador.

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