quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Para entender... Filosofia Escolástica

A Filosofia Escolástica tem esse nome por ter sido ensinada nas escolas fundadas por Carlos Magno. Também é chamada de Filosofia Medieval, por causa do seu contexto histórico, no período da idade média. Abrangeu os séculos de VIII a XV, e muita coisa aconteceu nesse período: o surgimento do feudalismo, as famosas cruzadas, o aparecimento das universidades, a guerra dos Cem Anos, o declínio do feudalismo e a formação das cidades livres, entre outros tantos marcos históricos da humanidade. Principalmente durante o feudalismo, a igreja era a maior detentora dos poderes da sociedade, e exercia-os de forma opressiva na sua atuação politica e estatal.

S. A. Magno
Escolástica era a filosofia ministradas nas escolas de catedrais e conventos, e posteriormente nas universidades. Seu objetivo maior continuou sendo compatibilizar a fé com a razão. Utilizava-se o método da disputa para debater o pensamento, no qual se discorria sobre uma tese fundamentando os argumentos em bases bíblicas ou filosóficas. Recebeu fortes influências das ideias aristotélicas. Os principais temas eram a existência de Deus, a separação do finito do infinito, a diferença entre a razão e a fé, a hierarquia dos seres, e principalmente, claro, a superoridade do poder da igreja em relação aos reis.

Seus principais representantes foram Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, São Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Okham, Roger Bacon, São Boaventura, Avicena, Averróis, Alfarabi, Algazáli, Maimônides, Nahmamides, e Yeudah Ben Levi. (cruz credo!)

 O ideal filosófico desse período foi basicamente religioso. Destacou a subordinação do pensamento racional ao princípio da autoridade exercida pela igreja.

Um comentário:

  1. Olá,
    estou estudando Filosofia e meu tarbalo é pesquizar sobre o tiologo Yeudah Ben Levi
    Se voceis pudesem me ajudar
    Obrigado

    ResponderExcluir