quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Para entender... a maiêutica de Sócrates

LIBERDADE - AUTOCONFIANÇA - VIRTUDE

Sócrates teve como projeto filosófico o ser humano e a busca pela verdade. Ele acreditava que, ao dar-se conta de que era capaz de gerar suas próprias idéias, o indivíduo alcançaria a virtude. Mas, para que isso acontecesse, seria preciso que, antes de qualquer coisa, o mesmo se libertasse da limitação imposta pelos conceitos pré-concebidos.

Por isso, num primeiro momento, a maiêutica induz ao confrontamento, com a finalidade de apontar as falhas conceituais do antigo modo de pensar da pessoa, para que esta possa reconhecer a sua própria ignorância e abrir a mente para novas possibilidades.

Após a destruição dos velhos paradigmas, o próximo passo consiste em questionamentos, no intuito de conduzir a pessoa num processo de identificação de seu próprio eu, à sua maneira, e de acordo com seus próprios conceitos. Vem à tona, então, a verdade, que no conceito socrático, é mais real por ser expressa em liberdade.

Sabe-se que a mãe de Sócrates era parteira, e ele comparava a maiêutica com essa profissão, a de - não conceber, mas ajudar, facilitar o trabalho de - trazer à luz as verdadeiras idéias da pessoa, e, porque não dizer, uma nova vida!

Esse é o objetivo da maiêutica socrática: destruir velhos conceitos e abrir a mente para a aceitação do seu próprio eu, o que conduz a pessoa ao autoconhecimento.

O valor do autoconhecimento está na sua consequência imediata: a autoconfiança. Por meio dela, o ser humano passa a ser capaz de reconhecer tanto seus limites quanto suas capacidades, e começa a dar vazão à virtude.

Um comentário:

  1. Aí, pessoal, conforme o prometido, a pesquisa de filosofia. Só que esta parte é apenas sobre Sócrates - daqui a pouquinho seguem mais informações...

    ResponderExcluir