quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Para entender... Filosofia Iluminista

Logicamente, a Filosofia Iluminista é assim chamada por causa do movimento social-político-ideológico francês de mesmo nome. Surgiu no século XVIII e permaneceu até o início do século seguinte. Os principais movimentos históricos, todos ligados ao Iluminismo, foram: Substituição do absolutismo pelo despotismo esclarecido, Revolução Francesa, Revolução Industrial, independência dos Estados Unidos, Inconfidência Mineira, consolidação do capitalismo industrial e surgimento do proletariado.

Foi um período em que buscava-se lutar contra o absolutismo e contra tudo o que limitasse a atuação humana. Priorizava as luzes da verdade, em detrimento às trevas da ignorância, e baseava seus princípios na razão, em vez de no empirismo. Direitos humanos, cultura, conhecimento e liberdade são valores altamente valorizados no Iluminismo e na sua Filosofia. Os filósofos acreditavam que a razão era a única forma de atingir o conhecimento, e as informações recolhidas pelos sentidos humanos eram a matéria prima para o trabalho de racionalização.


Voltaire e Rousseau
Os principais nomes ligados ao movimento são: Hume, Voltaire, D'Alembert, Diderot, Rousseau, Kant, Fichte e Schelling.

As suas grandes realizações foram o combate ao absolutismo e à influência castradora da igreja e das tradições, e a forte influência que exerceu sobre toda a sociedade mundial, com seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, que gerou na humanidade a esperança de, por meio da razão e da ciência, alcançar a felicidade e a plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário