quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Para entender... Filosofia Contemporânea

A Filosofia Contemporânea é contada a partir do século XIX até os dias de hoje. Seu contexto histórico é abrangente, e remonta à queda de Napoleão, às Guerras Mundiais, à Independência e República do Brasil, ao desenvolvimento acelerado da tecnologia e à globalização, entre outros tantos eventos mundiais importantes.

A ciência é tida como tema central dos debates filosóficos, com destaque para os efeitos sociais causados pelas mudanças das últimas décadas. Os ideais políticos revolucionários do século XIX deram lugar à desconfiança no século seguinte, e o mesmo aconteceu com a tese da maioridade da razão, contestada Marx, que revelou a fragilidade da mente humana frete às realidades de manipulação social. Dessa forma, novam,ente a Filosofia teve que abrir margem pra questionar a capacidade do humano de compreender a realidade em sua plenitude, de maneira livre de influências. Os principais campos de estudo da Filosofia Contemporânea são: Metafísica, Lógica, Ética, Política, História da Filosofia, Filosofia da Linguagem, Filosofia da História, Filosofia Estética, e com destaque a Epistemologia.

A definição da Filosofia Contemporânea acaba se tornando vaga e incompleta, pois ela ainda está em processo de formação. As expectativas futuras compreendem a estruturação de uma sociedade mais crítica, consciente de seu poder de transformação da realidade, do seu direito à vida e à expressão, ao acesso ao conhecimento e ao exercício da liberdade. Tal esperança nos foi herdada da experiência adquirida no longo caminho percorrido pela mãe de todas as ciências, a Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário